Foto dos participantes do encontro do Urban Sketchers Florianópolis em frente ao casarão da Lagoa

Por um 2023 com mais desenhos na rua

2022 foi o ano que definitivamente marcou o retorno do Urban Sketchers Florianópolis às ruas da cidade depois de dois anos sob ameaça da Covid.

A queda dos números de casos permitiu o retorno dos encontros no final de 2021. Fizemos sessões de desenho no Campus da UFSC, Chácara do Espanha, Centro Histórico de São José, rua Hermann Blumenau… Lugares interessantes, mas que não chegavam a juntar mais de uma dúzia de pessoas.

Desenho a traço do casarão da Lagoa no Canto dos Araçás
Sobrado do século 19 que já abrigou mercearia, delegacia, creperia e centro cultural. Foi reformado há cinco anos buscando restaurar as características originais

“Vamos ter de refazer todo o caminho de novo”, pensei, lembrando do tempo que levou até chegarmos aos 25 participantes por encontro no período pré-pandemia.

Mas isso mudou com o primeiro encontro de 2022. Batemos o recorde com 55 pessoas na Igrejinha da UFSC em março e repetimos a marca no Instituto Collaço Paulo em setembro. Hoje, nossa média está em quarenta participantes.

Além disso, fizemos duas exposições este ano. Uma na Igrejinha, outra na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (lugar que ainda vamos desenhar um dia).

Daria para fazer mais? Talvez: organizar um encontro regional, imprimir nosso livro… Mas são coisas que levam tempo e exigem mais gente. Um passo de cada vez, portanto.

Foto do desenho em primeiro plano com o casarão ao fundo
Desenho terminado em um fim de tarde de sábado

Para um movimento que é organizado por voluntários (eu, inclusive), sem investimento externo nem patrocínio, temos conseguido atrair um público diverso e numeroso. É legal ver a diversidade de estilos e ficar batendo papo com o povo conforme o evento vai chegando ao fim.

Ano que vem tem mais – até porque a lista de lugares para desenhar já passou das cem linhas faz tempo.


Sobre o desenho

O lugar escolhido para o 87º encontro do Urban Sketchers Florianópolis foi o Sobrado na Ladeira, casarão tombado do século 19 no bairro da Lagoa da Conceição.

Comentários no Facebook sobre este desenho contam que o imóvel pertenceu a um certo João Agostinho, que foi ao mesmo tempo dono da mercearia e delegado distrital (o que explica o casarão já ter abrigado uma delegacia).

  • Tira-linhas Dreaming Dogs nº 5
  • Pincel japonês tipo fude
  • Nanquim tipo sumi
  • Papel Canson Esboço 90 g/m² tamanho A3

Comentários

3 respostas para “Por um 2023 com mais desenhos na rua”

  1. Mary Lou Rebelo

    Parabéns pelo belo trabalho de reunir tanta gente que desenha! Que 2023 seja um ano de muitos encontros para desenhar prédios e locais da ilha e arredores!

    1. A gente da organização agradece, Mary Lou! E ano que vem teremos mais uma voluntária. Aguarde muitos lugares para desenhar.

  2. Mary Lou Rebelo

    Parabéns pelo belo trabalho de reunir tanta gente que desenhar! Que 2023 seja um ano de muitos encontros e muitos sketches!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *