Exposição de desenho traz múltiplas visões para a Igrejinha da UFSC

Exposição de desenho traz múltiplas visões para a Igrejinha da UFSC

Nesta terça-feira (9/8), às 19h, o Departamento Artístico Cultural da UFSC (DAC) abre a exposição Igrejinha da UFSC pelos Urban Sketchers, com desenhos de um dos patrimônios mais antigos do campus. Os outros prédios do conjunto histórico: o Teatro Carmen Fossari e a Casa do Divino, também estão representados.

Além de ser o motivo principal, a Igrejinha é o espaço acontece a exposição. A antiga capela da freguesia da Santíssima Trindade foi inaugurada em 1853, época em que o bairro era uma região rural.

Os visitantes poderão ver o resultado da restauração inaugurada em abril que recuperou o impressionante mural do artista Hassis e descobriu um altar e a abertura da pia batismal.

Os desenhos

Na exposição, participam mais de vinte artistas, com técnicas que vão do grafite à aquarela, passando pelo nanquim, pastel e marcador. Parte dos trabalhos está dentro de cadernos abertos, oferecendo uma visão do processo criativo.

Foto mostrando grupo de desenhistas sentados na mureta da praça Santos Dumont
Participantes aproveitam a sombra na praça Santos Dumont enquanto registram a Igrejinha da UFSC

Todos os desenhos foram feitos no primeiro encontro deste ano do Urban Sketchers Florianópolis, movimento que organiza encontros livres de desenho de observação pela cidade. Os participantes se reuniram em um sábado à tarde de março com suas pranchetas, cadernos e pincéis e se espalharam pela praça Santos Dumont, em frente ao patrimônio, em busca do melhor ângulo.

Participantes

“O encontro na Igrejinha da UFSC para nós representou um recomeço. Depois de dois anos de pandemia improvisando com sessões online, voltamos com os encontros ao ar livre. E a Igrejinha foi nosso recorde de participantes até hoje: 55 pessoas”, explica Carol Grilo, uma das organizadoras.

No fim do encontro, não pode faltar a chamada “exposichão”, quando os participantes abrem seus cadernos na calçada. E quem iria prever que, quatro meses depois, eles voltariam a exibir seus desenhos nessa construção do século 19. Desta vez, não no chão, mas dentro da própria Igrejinha.

Serviço

Igrejinha da UFSC pelos Urban Sketchers
Exposição de desenhos
9 a 31 de agosto de 2022
Segunda a sexta, 10h às 12h e 14h às 17h
Abertura: 9 de agosto, às 19h

Local: Igrejinha da UFSC
Rua Desembargador Vitor Lima, 117 (mapa)
Praça Santos Dumont, Trindade
Florianópolis, Santa Catarina
Mais informações: dac.ufsc.br / (48) 3721 3853


4 respostas para “Exposição de desenho traz múltiplas visões para a Igrejinha da UFSC”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.