Desenho em preto e branco do prédio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José

Chuva que cai no nanquim

Dizer “vai cair um cacau” é bem diferente do “possibilidade de chuva” usado pela previsão do tempo. Enquanto o apresentador de telejornal foge da responsabilidade de dar um veredito mais assertivo, o morador olha para fora, vê as nuvens escuras, fecha os vidros das janelas e recolhe a roupa do varal porque sabe que o aguaceiro não demora.

Ainda mais quando é verão, época dos torós vespertinos que fazem o trânsito emperrar e muita gente chegar em casa com o sapato encharcado na volta do trabalho. E pode ocorrer também que esse fenômeno tão necessário atrapalhe um grupo de meia dúzia de desenhistas que resolveram ignorar tanto o rapaz do tempo como a própria intuição.

Eu fui um deles. Saí do Centro de Florianópolis rumo ao Centro Histórico de São José um pouco depois do almoço e cruzei a ponte com o céu fechado. Ao passar pela avenida Presidente Kennedy, as nuvens já estavam escuras.

Desenho incompleto do topo e lateral da Casa da Cultura Nésia Melo da Silveira
Condições climáticas impediram de completar as outras três janelas superiores

Encontro os colegas de desenho e começo as primeiras linhas da Casa da Cultura Nésia Melo da Silveira. Assim que termino a primeira janela, gotas pesadas começam a estourar no caderno. As outras três janelas vão ficar para outro dia.

O jeito é se abrigar debaixo do coreto, bem no centro da praça Hercílio Luz. Para quem veio retratar a arquitetura do século 19 dos prédios ao redor, não é um bom lugar. A distância não combina com minha miopia e as belas árvores bloqueiam a visão das edificações (e sou péssimo em desenho de botânica, não consigo distinguir um eucalipto de uma goiabeira).

Desenho mostrando construção ao fundo com árvore e carro em primeiro plano
Visão do Teatro Adolpho Mello a partir do coreto da praça Hercílio Luz

Mas há algo particular em se desenhar na chuva. As pessoas param de circular, quem fica não puxa conversa, quem tem trabalho a fazer tenta terminar rápido para não se molhar. Os carros e buzinas incomodam menos. Mesmo nossos ruidosos ônibus perdem alguns decibéis.

Vou segurando o material na mão para que não encoste no piso molhado e deixo meio pronto um desenho do Teatro Adolpho Mello. Uma árvore e um carro ocultam a parte da fachada bem onde está escrito “Theatro Municipal – 1854” em alto relevo.

Lá para o meio da sessão, a chuva para e o cinza das nuvens fica um pouco mais claro. Tento registrar o prédio ocupado pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo. Vou desenhando enquanto converso com um morador, que me conta sobre a feira que acontece ali de vez em quando. Ele vai embora e começo a acreditar que vou conseguir chegar ao final de um desenho feito a seco.

Engano. Gotas começa a cair do céu de novo, desta vez bem em cima do nanquim ainda úmido. Fico com esses borrões feitos pelo acaso e penso que até que ficaram interessantes.


Sobre os desenhos

  • Pena de bambu
  • Pincel japonês tipo fude
  • Nanquim tipo sumi
  • Caderno Hahnemühle A3
  • 4 de março de 2017

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *