Urban Sketchers Florianópolis leva 35 artistas à Assembleia Legislativa de SC

Urban Sketchers Florianópolis leva 35 artistas à Assembleia Legislativa de SC

Para marcar o retorno dos encontros presenciais depois de quase dois anos e meio de pandemia, o movimento Urban Sketchers Florianópolis abre uma exposição nesta segunda-feira (6/6), no Espaço Cultural Cruz e Sousa (não confundir com o Palácio), no prédio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

São 35 participantes com desenhos que vão do Teatro Álvaro de Carvalho, no Centro, a uma simpática casinha com sua moradora próxima ao Poção do Córrego Grande. Todas as obras foram produzidas durante os encontros, que ocorrem a cada três semanas, sempre em um lugar diferente.

O ritual não muda: os artistas desenham durante duas horas no local combinado, geralmente em um sábado à tarde, e depois se reúnem para mostrar os desenhos e tirar a foto coletiva. Neste ano, as sessões têm tido uma média de 40 participantes.

A técnica é livre. A única exigência é que as obras tenham sido produzidas in loco, a partir da observação. Os visitantes da exposição poderão ver trabalhos feitos em aquarela, grafite, nanquim e outros materiais. Além das obras emolduradas nas paredes, a montagem inclui também cadernos de alguns dos artistas.

A oportunidade de fazer a mostra veio de um convite da Gerência Cultural da Assembleia.

Movimento mundial

O Urban Sketchers surgiu em 2007 em Seattle (EUA) quando o jornalista e ilustrador espanhol Gabriel Campanario formou uma comunidade online para compartilhar desenhos de rua. Hoje, o movimento está espalhado por mais de 300 cidades, como Beijing, Líbano, Paris e Cidade do Cabo. O Brasil é o terceiro país com mais grupos oficiais, atrás apenas de Estados Unidos e Inglaterra.


Exposição Urban Sketchers Florianópolis
Abertura: 6 de junho de 2022, segunda-feira, às 19h
Visitação: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Até 30 de junho, quinta-feira
Espaço Cultural Cruz e Sousa
Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Palácio Barriga Verde)
Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310 – Centro, Florianópolis – SC (veja o mapa)


2 respostas para “Urban Sketchers Florianópolis leva 35 artistas à Assembleia Legislativa de SC”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.