Quem faz desenho de observação sabe que as primeiras tentativas saem um pouco duras. É por isso que as sessões de modelo vivo costumam iniciar com um “aquecimento”, sequências de poses de menos de três minutos para o cérebro entrar no modo de representação visual.
No desenho de rua, a gente se perde nos detalhes das construções e se atrapalha com as canetas e tintas. O comum é eu sair dos encontros de duas horas do Urban Sketchers Florianópolis com um só desenho, que termino minutos antes do fim da sessão.
Mas, dependendo da técnica e do prédio, consigo concluir mais rápido e partir para outro em seguida. Escolho uma construção vizinha ou um detalhe do mesmo prédio. É mais tranquilo assim. Já tendo feito um desenho, desaparece a cobrança de sair do local com uma obra prima e pode-se arriscar mais.
Na rota das formigas
A Igreja de Pedra fica em um grande terreno na margem da rodovia principal no bairro Rio Tavares. É um lugar tranquilo e a construção tem aspectos curiosos.
O encontro é em setembro de 2018, sob céu azul, sem nuvens. Me encosto no pé de uma árvore. Apoio a prancheta no colo, seguro o pote de nanquim com uma mão, o tira-linhas com a outra e deixo o recipiente com água e o pincel no chão. Logo depois, percebo o rastro das formigas e chego mais pro lado. Afinal, elas estão trabalhando.
A capela São Luiz Gonzaga, seu nome oficial, começou a ser construída em 1954 por iniciativa de um padre que entrou com as palavras e os outros, com o suor. As pedras e os trabalhadores que as quebraram, carregaram e empilharam são locais. O pequeno vitral na fachada é italiano.
É uma igreja esquisita. A construção de pedra com as paredes laterais inclinadas tem um aspecto pesado. Mas a marquise fina que se projeta como uma língua acima da porta de madeira, sustentada por uma única coluna magra, parece frágil.
Termino o desenho da igreja mais cedo e um pouco insatisfeito com o contraste. Tentativas de resolver a luz com camadas de nanquim deixaram o desenho muito escuro.
Resolvo registrar a caixa d’água na lateral do prédio. É um volume também de pedra sustentado a uns três metros do solo por quatro colunas finas e irregulares com um dos lados em curva. Acerto a luz e as sombras das árvores, e não exagero nos detalhes.
Saí de casa para desenhar uma igreja, mas voltei com um desenho de uma caixa d’água com um carro estacionado.
- Nanquim tipo sumi diluído em água
- Pincel japonês tipo fude
- Tira-linhas Dreaming Dogs
- Papel Canson Montval 300 g/m² tamanho A3
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