Laguna: Cine Teatro Mussi

Desenho a lápis da fachada do Cine Teatro Mussi

Fim da visita à Laguna. Fomos a um restaurante simples perto do Centro onde famílias e trabalhadores do comércio se serviam de algo prático e barato para o almoço de sábado, que é dia de resolver as coisas da casa e da vida pessoal. Para beber, suco de laranja no lugar de cerveja ou caipirinha porque ainda seriam duas horas de estrada de volta para casa.

Com o céu azul desses de início de inverno, resolvemos voltar ao Cine Teatro Mussi, aonde tínhamos ido na noite passada. Não havia dado tempo para entrar na sessão de Uma Mulher Fantástica, filme chileno dirigido por Sebastián Lelio, mas as atendentes nos falaram sobre a programação e avisaram dos passeios guiados pelo Centro Histórico.

Foto do Cine Teatro Mussi. Em primeiro plano, o caderno com o desenho do prédio
Fachada do cinema já teve letras góticas no lugar da atual tipografia art déco

O Centro de Laguna preserva muitas casas e prédios em estilo art déco. É como se Florianópolis houvesse parado na década de sessenta ou tivesse um empresariado menos xucro. Depois do almoço, fomos então desenhar o cineteatro. Estava fechado e acabamos não vendo como ele é por dentro.

O Cine Teatro Mussi foi inaugurado em 1950 e funcionou até 1992, quando teve o mesmo destino dos cinemas de rua do país inteiro: fechamento, conversão para templo evangélico e sede de repartição. Em 2009, o antigo Ministério da Cultura comprou o imóvel, que foi restaurado pelo Iphan e cedido ao Sesc em 2014. Voltou a exibir filmes e peças teatrais e de dança até ano passado, quando foi devolvido ao Iphan.

Apesar de não ser permanente, o lápis dá uma qualidade de traço difícil de conseguir com outros instrumentos.

Sábado à tarde também é dia da vã espera por um ônibus. À direita do Cine Mussi tem um ponto onde, assim como em Florianópolis, os passageiros ficam plantados por horas.

Quando estava quase terminando o desenho, um senhor passa por mim e fala: “Isso é sério, mesmo, hein”.

Não entendi até agora.


  • Lápis Staedtler 100 EE
  • Lápis Cretacolor Graphite Aquarell 8B
  • Waterbrush Pentel
  • Caderno Hahnemühle A4

Este é o último de uma série de cinco desenhos de uma viagem à cidade de Laguna, em Santa Catarina, em junho de 2019. Veja os outros:


3 respostas para “Laguna: Cine Teatro Mussi”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.