Laguna: Clube Congresso Lagunense

Desenho da fachada do Clube Congresso Lagunense

Às dez da manhã de um sábado de feriadão de Corpus Christi, havia pouca gente na praça Santo Antônio dos Anjos, no Centro Histórico. Achei um banco vazio, em frente a uma vaga de estacionamento também vazia.

É um bom sinal. As pessoas deveriam explorar sua cidade a pé e deixar o automóvel para quando for inevitável, como ao levar as crianças ao médico ou comprar um varal dobrável. Assim, evitam que um carro bloqueie a vista de quem está desenhando.

Foto do Clube Lagunense com o desenho em primeiro plano
Fachada do clube antes da pintura em vermelho e branco da restauração

Na condição de turista, encontrei o suntuoso prédio de torre abobadada dirigindo nosso Renault Symbol 2010 pelas ruas de paralelepípedo minutos antes. Ao tentar encontrar o lugar de novo, lembrei que na fachada estava escrito “Congresso Lagunense”. Procurei no aplicativo de mapa por “congresso”, “câmara” e “assembleia”, mas nada de resultados.

Carol acabou encontrando à moda antiga: refazendo o trajeto de memória.

Quando chegamos, descobri por que não achei o lugar. Eu havia ignorado as iniciais “S. R.” gravadas no topo da fachada. O lugar não é nada menos que a respeitável sede da Sociedade Recreativa Congresso Lagunense.

Ou seja, onde gente engravatada ia tratar dos assuntos importantes da cidade. Moções de aplausos e nomes de ruas provavelmente eram decididos em instalações mais modestas.


  • Caneta Uni Pin ponta fina
  • Caderno Hahnemühle A4 140 g/m²

Este é o terceiro de uma série de cinco desenhos de uma viagem à cidade de Laguna, em Santa Catarina, em junho de 2019. Veja os outros:


5 respostas para “Laguna: Clube Congresso Lagunense”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.