Esta lição vale nota: desenhar o Museu da Escola Catarinense

O Museu da Escola Catarinense foi minha estreia como coorganizador do Urban Sketchers Florianópolis em fevereiro de 2018. Daquele vigésimo encontro até hoje, se passaram mais de cinquenta sessões coletivas de desenho, ainda que as últimas tenham sido online por causa do isolamento.

O edifício no Centro Leste, de estilo neoclássico, é de 1892. Abrigou a Escola Normal Catharinense, o Instituto de Educação e, mais recentemente, a Faculdade de Educação da Udesc – Universidade do Estado de Santa Catarina.

A edificação foi reformada em 2013 por uma mostra de decoração e reinaugurada no anos seguinte como um museu dedicado à história do ensino no Estado. É também local de eventos como o Circuito Catarinense de Quadrinhos, o Parque Gráfico e exposições de artes visuais.

A arquitetura contemporânea sempre fornece um gancho onde pendurar os materiais

Enquanto os outros participantes se alinhavam sob a sombra do prédio em frente, me disfarcei de turista, de chapéu e óculos escuros, e fiquei mais abaixo na rua. Acabei não pegando o prédio inteiro. Na verdade, acho que eu estava perto demais para abrangê-lo totalmente. Mas os detalhes na parte superior do museu deram trabalho suficiente.

O encontro teve o apoio da administração do museu, que estendeu o horário de abertura e deixou dois funcionários à disposição para informações. Parte dos desenhos está no site da instituição.


  • Pena de bambu
  • Nanquim tipo sumi
  • Aquarela em pastilhas Van Gogh
  • Pincel tipo waterbrush

Comentários

3 respostas para “Esta lição vale nota: desenhar o Museu da Escola Catarinense”

  1. […] exposição Constituintes Urbanos foi aberta no dia 15 de setembro de 2018 no átrio do Museu da Escola Catarinense – MESC como parte da programação da Paralela Arquitetura e Artes. O evento espalhou 33 ações pela […]

  2. […] entrada do museu já dava para sentir que o lugar estava cheio. Mal se conseguia andar no hall onde aconteciam as […]

  3. […] de Santa Catarina, a galeria Helena Fretta, as duas galerias da Assembleia Legislativa, o Mesc, o Instituto Collaço Paulo, o BRDE, o Museu Victor Meirelles, o Centro Cultural Bento Silvério, a […]