O tema do encontro do Urban Sketchers Florianópolis de hoje foi esta casa espremida entre prédios na esquina da avenida Professor Othon Gama D’Eça com a rua Bocaiúva. Segue resistindo, talvez por ter sido encurralada em um terreno pequeno demais para um edifício.
É difícil ignorá-la. A construção de um pavimento tem a beirada do telhado rodeada por um ornamento raro na cidade, o lambrequim (o nome das “rendas“ de madeira, explica uma colega). A esquina fica na movimentada região central e é rota de várias linhas de ônibus.
Um dos participantes do encontro conta que a casa é da família de um amigo em comum, com origem em Lages, no planalto serrano. Foi erguida na chácara do bisavô pelo avô, que teve uma barbearia em Florianópolis. Ele e a avó viveram lá por setenta anos.
Por precaução na pandemia, desenhamos pelo Google Street View. Como percebi que nas tentativas anteriores de copiar fotos o desenho ficou duro e sem expressividade, largo o tablet e volto ao papel. Deixo o traço mais solto, omito detalhes e o uso espaço negativo para representar o paredão atrás da casa e a folhagem próxima ao muro. E, como sempre, incluo os semáforos e cabos elétricos.
- Lapiseiras 5,6 mm
- Minas tipo crayon nas cores preta, sanguinea e branca
- Papel kraft 110 g/m²
- 24 x 32 cm
Deixe um comentário