Desenho a traço em preto e branco mostrando pilha de livros sobre uma escada de 3 degraus

O que li, assisti e ouvi em 2022

Antes de tudo, obrigado por acompanhar meus desenhos e textos aqui neste espaço.

Chegou a hora de lembrar das palavras, imagens e sons que marcaram o ano. A revisão ajuda a lançar um outro olhar sobre obras esquecidas. E o tempo separa o que interessa.

Para você, que me lê, espero que traga não só sugestões, mas pontos em comum e de discordância, que é assim que formamos nosso repertório.

Assim como fiz no ano passado, começo pelas HQs.

Quadrinhos

Não foi desta vez que diminuí a pilha de HQs para ler. Li só catorze álbuns em 2022, contra 22 no ano anterior. Três foram emprestados – ou seja, não contribuíram para achatar a montanha – e ainda perdi tempo lendo uma história de super-herói no Kindle Unlimited.

A seleção este ano também ficou menos variada: menos autoras mulheres e menos autores negros. Mas, ao menos, quatro álbuns são brasileiros (sendo um aqui de Santa Catarina, escrito pelo colega Romeu Martins).

TítuloAutoras(es)País
Dementia 21Shintaro KagoJapão
Olympe de GougesCatel Muller, José-Louis BocquetFrança
A cor que caiu do espaçoRomeu Martins, Val Oliveira, Sandro ZambiBrasil
Os BeatsHarvey Pekar, Ed Piskor, Paul Buhle e outrosEstados Unidos
IntrusosAdrian TomineEstados Unidos
A menina do outro lado vol. 1NagabeJapão
ConfinadaLeandro Assis, Triscila OliveiraBrasil
IncognegroMat Johnson, Warren PleeceEstados Unidos
Menina Infinito – Depois de horasFábio LyraBrasil
O vazio que nos completaSergio Chaves, Allan LedoBrasil
Tetralogia MonstroEnki BilalFrança
Daredevil: YellowjacketsJeph Loeb, Tim SaleEstados Unidos
Castelo de areiaFrederik Peeters, Pierre Oscar LévySuíça/França
Naturezas mortasZidrou, OriolBélgica/Espanha

Livros

Aqui, temos duas boas notícias:

  • Foram vinte livros este ano, mais que o dobro dos oito de 2021.
  • Quase metade é de literatura. Ler mais ficção era uma das resoluções do ano passado.

Considerando que o brasileiro lê, em média, cinco livros por mês, nas estatísticas estou sustentando três conterrâneos que não leram nada ou um punhado maior que leu pouco. Tomara que daqui pra frente possamos melhorar esses números (não os meus, mas os educacionais e econômicos do país).

2022 foi ainda o ano em que preenchi algumas lacunas, como Joan Didion, Rachel de Queiroz, João do Rio, Anton Tchékhov e Walter Benjamin. O primeiro livro da lista, uma coletânea de contos, me fez ter contato com mais escritores que eu não conhecia, entre eles Katherine Mansfield, com o maravilhoso The Garden Party.

Por outro lado, Como Cuidar do Seu Pescoço, recomendação literária da minha fisioterapeuta na categoria não ficção, permanece como um lembrete para cuidar da postura nas leituras de 2023.

O plano de resenhar livros de urban sketching andou, mas não muito: foram três títulos. Tenho o suficiente nas estantes para mais que isso em 2023.

E, como o tempo não é infinito, a quantidade de livros reduziu a de quadrinhos. Vamos ver como me saio na próxima retrospectiva.

Na lista abaixo, os títulos com link levam às minhas resenhas.

TítuloQuem escreveuGênero/assunto
Fifty Great Short StoriesK. Mansfield, E. Hemingway e outrosFicção, contos
San Paolo: desenhos e prosa da cidadeVincenzo ScarpelliniNão ficção, desenho, arte
Trate você mesmo seu pescoçoRobin McKenzieSaúde
Serrote 38VáriosEnsaios
New York: Lucinda RogersLucinda RogersNão ficção, desenho, arte
Sándor Lénárd no fim do mundoFernando BoppréLiteratura, biografia
Kafka à beira-marHaruki MurakamiFicção
Giving a damn about web accessibilitySheri Byrne-HaberAcessibilidade, UX design
Formas de volver a casaAlejandro ZambraFicção
The white albumJoan DidionJornalismo, ensaios
O vale do fim do mundoSándor LénárdNão ficção
100 crônicas escolhidas: uma rede, um alpendre, um açudeRachel de QueirozCrônicas
O itinerário de Ody Fraga rumo ao cinemaJosé Rafael MamigonianTese, cinema
A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnicaWalter BenjaminEnsaio
A alma encantadora das ruasJoão do RioCrônica, jornalismo
Contos completos de Lima BarretoLima BarretoFicção, sátira, crônica, jornalismo
A dama do cachorrinho e outras históriasAnton TchékhovFicção
CAPS LOCK – How capitalism took hold of graphic design, and how to escape from itRuben PaterCrítica, economia
Nada me faltaráLourenço MutarelliFicção
As coisas que perdemos no fogoMariana EnriquezFicção

Filmes

A novidade em 2022 foi ter matado a saudade de uma sala de cinema. Foram quatro filmes, de um total de setenta, nos quais comprei o ingresso, entrei na sala e sentei na poltrona. Só não teve pipoca porque vai contra meus princípios (quem quer comer que vá a uma lanchonete).

A grande descoberta foi a diretora húngara Márta Mészáros, de quem assisti a cinco longas. Diário para minhas crianças e Diário para meus amores, os dois primeiros de uma trilogia, começam quando a personagem se separa de seus pais até o início de sua carreira como documentarista.

Noite e Neblina (Alain Resnais) e Vá e Veja (Elem Klimov) vão ficar na memória por muito tempo. Ambos mostram as atrocidades nazistas na Segunda Guerra. O primeiro é um documentário sobre os campos de concentração e o segundo uma ficção ambientada em Belarus durante a ocupação alemã.

Assisti à maioria desses títulos no Mubi (este link de convite dá trinta dias de teste em vez dos sete normais).

TítuloTítulo originalDiretor(a)
O ataque dos cãesThe power of the dogJane Campion
MicrohabitatSogongnyeo / 소공녀Jeon Go-woon
Lucky Chan-sil찬실이는 복도 많지Kim Cho-hee
Desejo e perigo色, 戒Ang Lee
A mão de DeusÈ Stata la mano de dioPaolo Sorrentino
Em carne vivaIn the cutJane Campion
So long, my sonDi jiu tianchang / 地久天长Wang Xiaoshuai
O espião inglêsThe courierDominic Cooke
GloriaSebastián Lelio
TitaneJulia Ducournau
Drácula de Bram StokerDraculaFrancis Ford Coppola
MilkAndrea Arnold
DogAndrea Arnold
CowAndrea Arnold
Vá e vejaИди и смотриElem Klimov
Mães paralelasMadres paralelasPedro Almodóvar
AdoçãoÖrökbefogadásMárta Mészáros
Diário para minhas criançasNapló gyermekeimnekMárta Mészáros
Impressão minhaDaniel Salaroli, Gabriela Leite, João Rabello
Diário para meus amoresNapló SzerelmeimnekMárta Mészáros
Nove mesesKilenc HónapMárta Mészáros
The GirlEltávozott NaoMárta Mészáros
CometsTamar Shavgulidze
Irma VepOlivier Assayas
Certo agora, errado antes지금은맞고그때는틀리다Hong Sang-soo
LinguiMahamat-Saleh Haroun
Licorice PizzaPaul Thomas Anderson
A ilha de BergmanBergman IslandMia Hansen-Løve
MalinaWerner Schroeter
A pior pessoa do mundoVerdens verste menneskeJoachim Trier
A Esposa SolitáriaCharulataSatyajit Ray
A professora do jardim de infânciaThe kindergarten teacherSara Colangelo
007 Contra SpectreSpectreSam Mendes
Drive My Carドライブ・マイ・カーRyusuke Hamaguchi
LambDýriðValdimar Jóhansson
O choque do futuroLe choc du futurMarc Collin
ThelmaJoachim Trier
Antiga alegriaOld JoyKelly Reichardt
Deserto particularAly Muritiba
Orgulho e esperançaPrideMatthew Warchus
O carroceiroBorom SarretOusmane Sembène
Noite e neblinaNuit te BrouillardAlain Resnais
PleasureNinja Thyberg
Happy together春光乍洩Wong Kar Wai
Casa GucciHouse of GucciRidley Scott
A tortura do medoPeeping TomMichael Powell
Medida provisóriaLázaro Ramos
Bye bye BrasilCarlos Diegues
Ashes of time Redux東邪西毒Wong Kar-Wai
A mulher de um espiãoスパイの妻Kiyoshi Kurasawa
Força maiorTuristRuben Östlund
Não! Não olheNopeJordan Peele
Joan Didion: the Center Will not holdGriffin Dunne
Cycling the FrameCynthia Beatt
The invisible frameCynthia Beatt
Minha noite com elaMa nuit chez MaudÉric Rohmer
Marte UmGabriel Martins
Todos já sabemTodos lo sabenAsghar Farhadi
Paris, 13 distritoLes OlympiadesJacques Audiard
O ConformistaIl conformistaBernardo Bertolucci
Love & Rockets: The Great American Comic BookOmar Foglio, José Luis Figueroa
O grande mestre一代宗师Wong Kar Wai
Argentina, 1985Santiago Mitre
DesvirtudeGautier Lee
Seis mulheres para o assassinoSei donne per l’assassinoMario Bava
Finalmente, domingo!Vivement dimanche!François Truffaut
Cold MeridianPeter Strickland
CafiLírio Ferreira, Natara Ney
Bardo – Falsa crônica de algumas verdadesBardo, False Chronicle of a Handful of TruthsAlejandro G. Iñárritu
Sabor da VidaあんNaomi Kawase

Música

Este ano, a quantidade de tempo pendurado no Spotify caiu em um terço comparado com o ano passado (de 46 mil minutos para 29 mil). A causa deve ter sido o retorno parcial ao escritório, que me fez tirar os fones de ouvido e conversar com os colegas.

O hábito de garimpar músicas me deu o rótulo de “viajante do tempo” na plataforma.

O fato de Max Richter ter aparecido como o artista mais ouvido deve ter sido por causa de seu álbum Sleep, que deixei tocando algumas vezes enquanto fazia outras atividades. Ele tem oito horas de duração (e foi feito para ser escutado durante o sono, como mostra este documentário sobre uma execução noturna da peça em Los Angeles).

Abaixo, os rankings da retrospectiva do Spotify:

Músicas mais ouvidas

  1. Take My Breath – The Weeknd
  2. In Your Eyes – The Weeknd
  3. Out of Time – The Weeknd
  4. On the Nature of Daylight – Max Richter, Louisa Fuller
  5. Harry’s Symphony – Joss Stone

Gêneros favoritos

  1. Reggae de raiz
  2. Pop new wave
  3. MPB
  4. Internacional
  5. Funk

Artistas mais ouvidos

  1. Max Richter
  2. The Weeknd
  3. New Order
  4. Bernard Herrmann
  5. Depeche Mode

Resolução

Uma das metas do ano passado era reduzir o tempo em redes sociais para ter mais tempo para os livros e filmes. Foi uma resolução fracassada, mas já configurei limitadores de tempo no celular para Instagram e afins. Se esta lista de obras aumentar em 2023, significa que fui bem sucedido.

Ano que vem, penso que em vez de uma retrospectiva completa como esta, seria melhor um apanhado só dos melhores. Ou dos melhores e piores, que rende piadas.

Ou ainda, gráficos que mostrem as tendências nesse conjunto de obras, se é que há alguma. Uma coisa que percebi é que não costumo me fixar em gêneros ou estilos.

E você? O que viu de interessante em 2022?

Comentários

9 respostas para “O que li, assisti e ouvi em 2022”

  1. Mary Lou Rebelo

    Li 30 livros e vi poucos filmes no cinema, especialmente durante o Festival Varilux.
    A sua retrospectiva me deixou “babando”, mas dos filmes listados por você vi muitos deles. São clássicos como o Nuit et Brouillard, por exemplo.
    Viva 2023 com muita coisa boa para ver e para ler! //ML

    1. Viva! E com achados inesperados

  2. anôninmo

    Me pergunto do sentido de fazer listas hoje em dia.
    Acho que acabamos caindo mais no quesito quantidade do que qualidade da experiência. Não que não houvesse listas na década de 90 e começo dos anos 2000, especialmente nas revistas. Mas sinto que essa logica meio neoliberal de otimizar e quantificar qualquer processo parece ter tomado conta da mente de todos, inclusive da minha.
    Se não foi contabilizado e transformado em chart no final do ano, não foi assistido/lido/ouvido, ou seja, consumido de maneira ligeira e transformado em capital simbólico.
    Minha resolução de ano é me livrar dessa lógica.

    1. Pra mim, a lista serve para relembrar aquelas obras que li ou assisti – me pego puxando cenas e enredos da memória. Como não tenho a obrigação de ter de analisar o que saiu no ano como fazem os jornalistas, acho que vira uma seleção mais pessoal. Mas concordo que precisamos nos libertar dessa lógica de quantidade ou de assistir o que está em alta e tentar formar nossos próprios critérios.

  3. Fabricio Chiquio Boppré

    Das leituras, acho que a minha favorita foi “O leilão do lote 49” do Thomas Pynchon. Dos filmes, que foram muitos, me vem à mente “O espírito da colméia” (este: https://www.imdb.com/title/tt0070040/). Vale também mencionar que, graças ao Mubi, eu e Nat nos tornamos fãs dos filmes do Claude Chabrol! Acho que assistimos a uns três ou quatro, e temos pelo menos mais dois ainda marcados para ver.

    Li e assisti muitas outras coisas lindas e incríveis, mas eu gosto mesmo é de música. Aqui meus discos favoritos dentre aqueles lançados em 2022: http://dyingdays.net/posts/view/Melhores_discos_de_2022

    Feliz 2023 para você e Carol!

    1. Vou botar esse do Thomas Pynchon na lista de livros deste ano. Há muito que leio sobre sua obra, mas nunca fui à fonte. A mesma coisa com “O espírito da Colmeia”, do qual nunca tinha ouvido falar — vou caçá-lo, depois trocamos ideias.
      Acabo de ler uma matéria em que a autora defende o retorno dos blogs e destaca a troca de ideias como algo que precisamos valorizar. Lembrei disso quando vi sua lista dos melhores álbuns (esse conceito que espero que não fique ultrapassado) e só havia duas bandas que eu conhecia: Midnight Oil (da qual gosto muito, também tenho boas lembranças, inclusive de um show no extinto Ilha Shopping) e Kreator. Já estou ouvindo a primeira, Big Thief.
      Um feliz 2023 pra ti e pra Natália!

  4. Fabricio Chiquio Boppré

    Ivan, eu tinha separado o “O leilão do lote 49” para dar para o Fernando vender na Humana, mas se vocês quiserem lê-lo antes, eu deixo ele aqui para vocês. É um livro maravilhoso, e só estou me desfazendo dele pois tenho também uma versão em inglês, e se algum dia me der vontade de relê-lo (provável) creio que posso me arriscar na versão original. Recomendo muito! É curtinho. (Temos essa versão em inglês pois durante muito tempo ele esteve fora de catálogo aqui no Brasil e as edições usadas custavam pequenas fortunas na Estante Virtual. Acho que faz um ou dois anos que a Cia das Letras o reeditou por aqui.)

    Ah, em “colmeia” caiu o assunto agudo, hehehe. Eu às vezes ainda escrevo “idéia” assim, com assento!

    Você estava no show do Oil aqui em 1997? Que legal, eu também. Lembra que caiu a luz bem no meio de “Beds are Burning”? Foi muito bom, de todo modo. Era turnê de um dos meus discos favoritos deles, o “Breathe”.

    O disco do Big Thief é lindo, lindo. Tão bonito que até importei o CD.

    Viva os blogs e abaixo o facebook! (https://deletefacebook.com/)

    1. Oi, Fabricio!

      Não precisa guardar o livro, não. Pode passar para o Fernando. Quando sobrar um tempo, e se estiver disponível, te peço a versão em inglês – quando dá, prefiro ler no original.

      Sim! Eu e Carol fomos ao show do Midnight Oil. Só não tinha me dado conta de que fazia tanto tempo! Tenho algumas poucas lembranças, mas esqueci desse episódio da luz. É uma banda que ainda escuto, o Diesel and Dust foi uma das minhas últimas compras de CDs (achei num sebo há uns poucos anos).

      Abraços!

      1. Fabricio Chiquio Boppré

        “Diesel and Dust” é meu disco favorito de todos os tempos! (Junto com o “Laughing Stock” do Talk Talk.) Daquele show no Ilha Shopping tenho mais duas lembranças, além da mencionada queda de luz: o show abrindo com “Bring on the change” (do álbum “Breathe”) e os torcedores de Grêmio e Flamengo, que estavam prestes a jogar uma decisão, disputando nos intervalos entre as músicas quem gritava o nome de seu clube mais alto (eu, que na época ainda gostava de futebol, ajudei um pouco com “Meeengooo”, mas não adiantou, perdemos a decisão).

        Depois disso assisti ao Oil ao vivo mais duas vezes, em 2017 e 2019, sempre shows memoráveis. Pena que não veremos mais, a banda se despediu dos palcos em outubro passado: https://www.midnightoil.com/midnight-oil-bid-farewell-with-a-near-4-hour-show-at-sydneys-hordern-pavilion-one-for-the-road/

        Quanto ao livro do Pynchon, beleza! Quando quiserem, é só avisar; Nat já o leu, e eu, que acabo de ler a tradução, não devo encará-lo no inglês tão cedo. Só advirto que Pynchon em inglês é dureza: ele usa muitas gírias, expressões idiomáticas, jogos de palavras, etc. Lembro que alguns anos atrás, enquanto lia “Vício Inerente”, eu tentava simultaneamente ler alguns trechos ou capítulos em inglês (de um PDF que eu tinha), e tinha muita dificuldade. Nat, que é fluente no inglês, sofreu bastante com “The Crying of Lot 49”!

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