Foto mostrando o caderno aberto com o desenho. Ao fundo, o cenário retratado: mureta, árvore e casarões do comércio do Largo da Alfândega

Um café (e um desenho) no Largo da Alfândega

A meia hora em que eu e Carol Grilo ficamos no café do Largo da Alfândega foi suficiente para fazer um desenho. E também para sentir o clima do centro de Florianópolis entre Natal e Ano Novo, quando os primeiros turistas aparecem e os moradores que sobraram pela cidade tentam resolver as coisas do réveillon.

O largo dá para os fundos das lojas tradicionais da rua Conselheiro Mafra. Há cerca de quarenta anos, a Casa do Povo, na esquina, vende tecidos em um casarão do século 19 onde antes funcionou um armazém, um bordel e um bar.

Começo o desenho pelos elementos em primeiro plano. No caso, uma árvore complicada cheia de galhos. Não deu outra: dominou o desenho e ficou na frente de boa parte dos detalhes arquitetônicos.

Programa turístico

Desenho a traço do Largo da Alfândega em Florianópolis mostrando um casal sentado na mureta tendo logo atrás uma árvore. Ao fundo, os casarões e a feira
Página do sketchbook. Desenho foi junto com a pulseira do Museu de Florianópolis e um teste de canetas

No café, ouço a conversa entre um casal de senhores em excursão e a guia turística, de uniforme, fone de ouvido com microfone e chapéu bucket. Ela explica, com o “r” caipira do interior, que eles podem aproveitar a parada para ir até a Praça 15 e conhecer o Centro. Mas sugere esperar a próxima parada no mirante da Lagoa para comer pastel, em vez de comprá-lo logo ali na feira do Largo (à esquerda no desenho).

Eu teria desobedecido a guia e comido o pastel na feira. É o que faz outro casal, de jovens, que se senta na mureta em frente à árvore. Terminam de comer, vão embora, mas consegui desenhá-los.

Em seguida, um funcionário uniformizado se encosta no quadro de luz à esquerda para descansar um pouco. Atrás dele, ficam os únicos banheiros químicos que desenhei na vida.


  • Caneta tinteiro Jinhao X750 com pena tipo dobrada tipo fude
  • Tinta Koh-I-Noor Document Ink
  • Caderno Canson Art Book One 100 g/m², 14 x 21,6 cm

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *