Escritor, artista e crítico Jayro Schmidt lê o livro “Debates - Filosofia” em sua biblioteca

Vinte desenhistas catarinenses, por Jayro Schmidt

É raro quem reserva tempo para elaborar análises bem fundamentadas nas redes sociais.

O artista, escritor e crítico de arte Jayro Schmidt tem sido uma dessas exceções. Há pouco, ele concluiu uma série de textos no Facebook sobre artistas visuais de Santa Catarina.

Com o título 16 desenhistas catarinenses, lista que depois foi ampliada em mais quatro nomes, Schmidt fez uma seleção que abrange várias gerações, oferecendo um panorama do desenho no Estado (ou ao menos na capital, Florianópolis, onde quase todos fizeram sua produção).

Dentro de um conjunto que vai dos mundos fantásticos de Meyer Filho às paisagens cotidianas de Hassis, dos símbolos abstratos de Vechietti aos traços meticulosos de Jandira Lorenz, há um quadrinista (Franz), um chargista (Bonson) e uma pintora contemporânea (Hoffmann).

E está lá também o registro da travessa Ratcliff feito por mim, em penúltimo na lista que Schmidt ordenou por ano de nascimento dos autores. Aos 47 anos, sou o segundo mais jovem do grupo, o que sugere uma futura versão com gente mais nova (e com mais mulheres).

Sim, desenhar é designar, o que está imediatamente ligado à vontade, que condiciona a capacidade do artista. Portanto, o desenhista é excelente desde que tenha volição que seu traço expressa como poética da imagem, pois tudo o que o artista imagina está no que já foi chamado de palácio, a memória.

Abaixo, a lista completa com link direto para cada post:

  1. Meyer Filho
  2. Sílvio Pléticos
  3. Hassis
  4. Vecchietti
  5. Mund Júnior
  6. Rodrigo De Haro
  7. Juarez Machado
  8. Jandira Lorenz
  9. Sérgio Bonson
  10. Hamilton Machado
  11. Carlos Asp
  12. Ricardo Ramos
  13. Adriana Maria Dos Santos
  14. Diego De Los Campos
  15. Ivan Jerônimo
  16. Pedro Franz

Depois de publicar os textos sobre esses dezesseis artistas, Schmidt incluiu mais quatro:

Schmidt vem tratando sua conta no Facebook como uma plataforma para refletir sobre arte e literatura. A série anterior à dos desenhistas chama-se Da literatura, os detalhes e destacou 42 escritores. Em junho do ano passado, ele gravou uma resenha em vídeo para meu livro 60 dias dentro de casa – Um diário ilustrado do isolamento.

Seus livros mais recentes podem ser lidos gratuitamente no Issuu.

Comentários

4 respostas para “Vinte desenhistas catarinenses, por Jayro Schmidt”

    1. Essa obra está rodando, né? Particularmente, gosto muito dela.

  1. Jayro Schmidt

    Ivan, objetiva a tua divulgação de meus comentários sobre desenhistas, que teve o acompanhamento diário de muitas pessoas, como também dos próprios artistas, incluindo as resenhas anteriores sobre obras de literatura que o poeta e editor Joel Gehlen vai publicar.

    1. Oi, Jayro. Fico contente em saber que as resenhas serão publicadas em livro. Seus escritos no Facebook são importantes demais para ficarem só lá, à mercê dos cálculos de exibição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *