Capa do livro “Histórias do outro lado do mundo” em fundo vermelho com letras brancas

Pé na ilha, olho na Ásia: livro traz lembranças de sete descendentes

— “Se precisar, passo o contato de outras pessoas que podem ajudar”, respondo para a pesquisadora Sarah Pusch quando ela pergunta se tenho lembranças dos meus antepassados japoneses.

Não me via como a pessoa mais indicada para dar um depoimento desses. Cresci longe dos outros parentes, em Florianópolis – cidade sem uma colônia de imigrantes, como em Curitibanos, nem uma quantidade significativa de descendentes, como São Paulo – e só fui gostar de sushi depois de adulto. A mesma coisa para aprender japonês.

O relato iria para o livro Histórias do outro lado do mundo, organizado por Sarah, Aline Maciel e Sig Schaitel, com lançamento neste domingo. Como o próprio título diz, a publicação traz casos contados por descendentes de chineses, japoneses e coreanos.

Arqueologia pessoal

Precisei cavoucar na memória as nossas visitas aos familiares em São Paulo e as vindas dos avós a Florianópolis quando eu era criança. Algumas recordações confirmei com minha mãe, que também me contou outras que eu não conhecia e me corrigiu as mais nebulosas. No fim, percebi que são os costumes e as histórias que acabam definindo a ascendência em um país estrangeiro, mesmo que só pela família materna, como é meu caso.

Fico curioso de ler os relatos dos outros entrevistados (são sete, ao todo). Cada um contribuiu com uma lembrança, enriquecida por uma colagem da ilustradora Pati Peccin e acompanhada por um conto tradicional dos três países pesquisados pela equipe.

“As vinte e uma peças deste pequeno livro-tangram recontam memórias, tradições, afetos, imagens, cores, sons e sabores que atravessaram tempos e distâncias. Histórias de outras épocas e lugares que nutrem o imaginário das crianças, que conectam os descendentes à sua identidade e origens, que nos ajudam a perceber e compreender outras culturas, a acolher e amar as pessoas em suas múltiplas e ricas diferenças”, explicam os autores.

Serviço

Histórias do outro lado do mundo

Lançamento domingo, 8/8, às 18h, no Instagram da Cia. Mafagafos

Coordenação editorial: Sig Schaitel
Entrevistas: Sarah Pusch e Sig Schaitel
Seleção e adaptação dos contos: Aline Maciel
Ilustrações: Pati Peccin
Projeto gráfico: Tina Merz
Produção: Cia Mafagafos e Sutil Produções

Leia online
Audiolivro

Comentários

Uma resposta para “Pé na ilha, olho na Ásia: livro traz lembranças de sete descendentes”

  1. […] publicação, para a qual fui entrevistado, já pode ser acessada gratuitamente no Issuu e em […]