• Os tipos espalhados na galeria

    Os tipos espalhados na galeria

    Entrar em um museu é atravessar um portal onde imediatamente adotamos um ar sério e endireitamos a postura. Examinamos as etiquetas de cada obra como se buscássemos uma chave para entender seu significado verdadeiro. Isolados do barulho da rua, falamos baixo. Aos poucos, dezenas de desenhistas chegam ao Instituto Collaço Paulo, em Coqueiros, e se…

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  • A padaria sob proteção divina

    A padaria sob proteção divina

    Em 2016, o folheto de um novo empreendimento no bairro já mostrava as mudanças planejadas para a entrada do loteamento Jardim Guarani, no Córrego Grande. Na vista aérea montada com 3D e Photoshop, o terreno onde ficam a padaria, a casa cor de salmão e a borracharia virou um inóspito triângulo gramado. Três anos depois,…

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  • El cuerpo, em mãos

    El cuerpo, em mãos

    Ontem veio um pacotão de Córdoba, Argentina. Dentro, exemplares do livro El Cuerpo, da poeta Claudia Masin, que ilustrei. E, para cada livro, um poster em risografia. Já havia visto fotos, mas nada substitui a sensação de pegar o livro na mão e ver a edição caprichada, impressa em um tom escuro de cor de…

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  • Na Serrote: Dois cadernos, de Wilma Martins

    Na Serrote: Dois cadernos, de Wilma Martins

    O blog da revista Serrote faz uma homenagem à artista Wilma Martins, falecida na última quinta-feira, publicando na íntegra o texto e dois cadernos que saíram na edição 23 (no link abaixo). O caderno traz duas séries de obras. Na primeira, quatorze pinturas da vista de sua casa, com céus laranjas e montanhas azuis, em…

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  • A cunhada artista

    A cunhada artista

    A calçada de menos de meio metro de largura me força a desenhar em pé, encostado em uma mureta. Não tem espaço para eu sentar no banquinho, que deixei em casa, no porta-malas do carro. Uma senhora passa andando por mim e aproveita o espaço estreito para espiar o que estou fazendo. — Muito bonito…

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  • Zine Drawing Attention destaca “60 dias…” em página dupla

    Zine Drawing Attention destaca “60 dias…” em página dupla

    A cada três meses, a organização do movimento Urban Sketchers publica um número novo do Drawing Attention, seu zine oficial. Em setembro, entre artigos de boas-vindas a novas cidades, o anúncio do simpósio mundial em Auckland e técnicas de desenho, a edição traz uma página dupla sobre meu livro 60 dias dentro de casa –…

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  • Nove meses no Japão, três desenhos

    Nove meses no Japão, três desenhos

    Há algo de inquietante em morar em uma cidade estranha. Mais ainda em tentar retratá-la. A ausência de vínculo com o lugar pode dar a impressão de que há muito a descobrir, mas a verdade é que acaba se ficando nas aparências. Você vai desenhar construções que não sabe para que servem, nem se são…

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  • O palácio desocupado e as ruas vazias

    O palácio desocupado e as ruas vazias

    A rua é generosa. O crime, o delírio, a miséria não os denuncia ela. João do Rio em A Rua Desenhar no Centro faz treinar outras habilidades além do traço. A primeira é não se distrair com a quantidade de passantes, bem mais numerosos que em outros lugares da cidade. Ainda que, em sábados anteriores,…

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  • Chuva que cai no nanquim

    Chuva que cai no nanquim

    Dizer “vai cair um cacau” é bem diferente do “possibilidade de chuva” usado pela previsão do tempo. Enquanto o apresentador de telejornal foge da responsabilidade de dar um veredito mais assertivo, o morador olha para fora, vê as nuvens escuras, fecha os vidros das janelas e recolhe a roupa do varal porque sabe que o…

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  • Exposição de desenho traz múltiplas visões para a Igrejinha da UFSC

    Exposição de desenho traz múltiplas visões para a Igrejinha da UFSC

    Nesta terça-feira (9/8), às 19h, o Departamento Artístico Cultural da UFSC (DAC) abre a exposição Igrejinha da UFSC pelos Urban Sketchers, com desenhos de um dos patrimônios mais antigos do campus. Os outros prédios do conjunto histórico: o Teatro Carmen Fossari e a Casa do Divino, também estão representados. Além de ser o motivo principal,…

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  • São Paulo é uma cidade sem fim no traço de Juliana Russo

    São Paulo é uma cidade sem fim no traço de Juliana Russo

    Quando ouvi Itamar Assumpção, achei que essas palavras eram minhas: “São Paulo é outra coisa, não é exatamente amor, é identificação absoluta. Sou eu. Eu não me amo, mas me persigo…” O que eu coloquei neste livro, não é S. Paulo, sou eu. Juliana Russo, na abertura de São Paulo Infinita Zanzando pela loja do…

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  • Um personagem na Serrinha

    Um personagem na Serrinha

    Todos o conhecem pelo seu apelido, Valdinho, tão usado que seu nome é uma incógnita. Não que alguém se importasse se fosse Valdecir, Vanderval ou Valdir. O apelido no diminutivo engana sobre a sua aparência. Beirando os 70 anos, alto e robusto, parece um vilão de filme policial de Hollywood, ou um comissário – papéis…

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