Pelo menos quatro vezes por semana rodo a catraca da recepção da Elase, clube que fica no bairro Pantanal. Ou é dia de nadar ou de puxar ferro na academia. Conheci muita gente, e gente que conheço também é frequentadora.
É de lá a equipe de natação da qual participo há vinte anos, o Gana. E pelo menos meia dúzia de colegas da academia também é companheira das corridas.
Mas terça-feira da semana que vem, 20/5, meu compromisso lá vai ser outro. Às 19h, a galeria de arte do clube abre uma exposição coletiva com trabalhos dos associados – eu e Carol Grilo incluídos:
- Carol Grilo
- Ivan Jerônimo
- Nelma Aires Camargo
- Marcio Ito
- Patrick Leduc
Participo com cinco desenhos de edificações de Florianópolis. Elas não estão em rotas turísticas, mas são parte da memória da cidade e renderam bons registros. Também quis que fossem feitos com a mesma técnica: nanquim com tira-linhas.
Gosto quando as obras estão emolduradas e penduradas na parede. É diferente de vê-las em uma tela de computador ou de celular. O olhar dos visitantes areja e dá vida a trabalhos que até há pouco estavam guardados na mapoteca. Sem contar os detalhes que a reprodução digital oculta, como os acúmulos de tinta e os relevos produzidos pelo instrumento.
Carol vai expor o resultado de sua pesquisa com o tema “silêncio”, em que mistura fotografia e bordado contemporâneo.
A galeria
Nem só de bola, raquetes, halteres e cloro vive o clube. Há alguns anos, o espaço ganhou uma biblioteca comunitária, uma sala de estudos e, em maio do ano passado, a galeria de artes, que já teve exposições de Tércio da Gama, Neri Andrade, Tercília, Jefferson Cezimbra, Denilson Antonio e José Maria Dias da Cruz.
A exposição dos associados faz parte das comemorações de 48 anos da Elase, juntamente com a corrida que acontece no domingo seguinte.
Nos encontramos lá!
Serviço
Exposição dos artistas da Elase
Abertura: 20 maio de 2025, terça-feira, às 19h
Visitação: 20 de maio a 5 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado, das 9h às 12h
Avenida César Seara, 560 – Florianópolis, SC. Mapa
Deixe um comentário