Cartaz alternativo para o filme “Druk - Mais uma Rodada”, mostrando o desenho de um homem encolhido entornando uma garrafa de vinho. É possível ver o vinho caindo dentro de seu corpo, e há uma gradação de volume em suas costas

Como manter o nível

Levou quase quatro anos para eu assistir a essa produção mais recente do diretor dinamarquês Thomas Vinterberg. Conheci seu trabalho com o tenebroso Festa de Família, que foi o primeiro filme a seguir o Dogma 95, manifesto que proibia trilha sonora, iluminação artificial, entre outros artifícios. Depois, vi A Caça, que tem dois dos atores de Druk.

Este é o filme mais convencional dos três, sem nada que quebre o naturalismo da narrativa. Quatro professores de uma escola experimentam manter um nível constante de embriaguez para se sentirem melhores. No começo, dá certo: as aulas ficam mais animadas e os alunos, mais motivados. Depois, claro, o caldo entorna.

Seria uma história divertida, não fosse pelas cenas que sugerem quatro adolescentes tardios. Sobra para as esposas cuidarem dos maridos que de repente acham que a vida é só festa e alegria. E apesar do cartaz brasileiro trazer escrito “um tributo à amizade”, o final é dúbio.

A pintura

Sequência da pintura em time-lapse

Como não embarquei na leitura otimista do filme – achei-o até um tanto deprimente – decidi por uma arte mais pesada, que não deixasse dúvidas sobre o que eu acho que é o tema de fundo. E sem adiantar nenhuma cena a quem ainda não assistiu.

No fim, foi só acrescentar uma pitadinha de Luba Lukova, umas gotas de Shigeo Fukuda e um pouco da taça de vinho do Cassandre.

No próximo cartaz, deixo a Dinamarca rumo ao Japão.


Sobre o cartaz

Este exercício é parte de uma série a que me propus em 2024: imaginar um cartaz para cada filme que eu assistir. Este é o terceiro.

  • iPad e Apple Pencil
  • App Procreate
  • 3.350 × 4.960 px

Comentários

6 respostas para “Como manter o nível”

  1. Solange

    Tô adorando os textos e os desenhos desse projeto! Pena que agora não dou conta de acompanhar também filmes. Parabéns pelo seu trabalho!

    1. Obrigado, Solange! Eu vejo bem menos filmes do que gostaria, e com essa ideia de fazer os cartazes agora fico com receio de não dar conta dos poucos que assisto.

  2. Fabricio Chiquio Boppré

    Uau! Esse ficou fantástico.

    1. Valeu, meu caro! Uma das ideias desse projeto é ter frequência (e insistência) e assim fechar 2024 com uma meia dúzia de bons cartazes.

  3. Fabricio Chiquio Boppré

    Acabo de rever um dos meus filmes favoritos, There Will Be Blood, do Paul Thomas Anderson, e em algum momento durante o filme eu pensei “Pô, o Ivan conseguiria desenhar uns 10 cartazes para esse filme”. Porque sobram (abundam) imagens caindo de maduras para render bons cartazes. Além dos óbvios sangue e petróleo: cruzes, púlpitos, whiskey, milkshake, pinos de boliche, canetas tinteiro…

    1. Quero rever esse filme um dia. Também é dos meus preferidos do PTA e deve render um bom pôster. Talvez eu usasse a figura do personagem principal, que foi muito bem interpretada pelo Daniel Day Lewis…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *