Imagem do convite da exposição “O Jardim das Delícias Bestiais”, de Paulo Noia Curadoria de Kamilla Nunes 14 de novembro de 2023 a 4 de fevereiro de 2024, das 12h às 19h Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e Memorial Meyer Filho Praça 15 de Novembro, 180, Centro, Florianópolis Apoio: Instituto Meyer Filho, Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e Festival Street Art Tour

Uma exposição difícil

Carol Grilo e eu tínhamos um grafiteiro preferido nos anos 2000. Reconhecíamos seu traço e suas criações, que pareciam monstros com partes de insetos e outros animais. Só não sabíamos quem era o autor. Até o dia em que Marina Baldini, proprietária da antiga Cor Galeria de Arte, nos disse o nome: Noia.

Nunca o conhecemos, mas sua arte estava espalhada pela cidade. Ele até havia feito um grafite em um muro aqui perto de casa, que eu podia ver da janela do escritório.

Muro com um grafite de Noia mostrando duas portas de um bar com um senhor à esquerda e uma criatura à direita
Muro grafitado por Noia perto de casa, no final da rua Mediterrâneo, no Córrego Grande

Mas a arte de rua é feita para durar pouco e suas criações foram sumindo das paredes. Soubemos depois que o desaparecimento tinha uma razão além das demãos de tinta: seu suicídio em 2014, aos 27 anos.

Por isso, a importância da retrospectiva O Jardim das Delícias Bestiais, dedicada a Paulo Noia, que abriu na última terça-feira (14/11) no Memorial Meyer Filho e na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti (as salas ficam uma ao lado da outra no mesmo prédio).

Fotografia de uma das imagens da exposição mostrando uma criatura pintada por Noia nos escombros de uma construção
Noia tinha preferência por grafitar prédios abandonados

Resgatar e documentar o que restou de suas pinturas, entrevistar parceiros de grafite e pesquisar no acervo de uma família ainda traumatizada foi o trabalho que a curadora Kamilla Nunes enfrentou para que a exposição existisse.

Além de fotos das criações do artista, há cadernos e notas onde se pode ver como ele categorizava suas influências, principalmente as do surrealismo. Uma obra em placa de compensado é o único original da exposição, emprestado pela jornalista Cristiane Fontinha, que o resgatou antes que fosse jogado como entulho de construção.

Estão lá também as telas que Noia começou a pintar, talvez numa tentativa de se viabilizar como artista. Não passam de trinta centímetros, com menos cores que suas obras na rua. É curioso como alguém acostumado a grafitar na surdina muros de dois metros diminuiu tanto as dimensões de sua arte quando tinha menos limitações.

Um documentário sobre a obra de Noia teve a primeira versão exibida na abertura da exposição para uma plateia que incluiu amigos e parentes do artista. A fala emocionada de seu pai quando o vídeo terminou fala por todos: “Não esqueçam do Noia!”.


Serviço

Exposição O Jardim das Delícias Bestiais
Paulo Noia
Curadoria de Kamilla Nunes
14 de novembro de 2023 a 4 de fevereiro de 2024, das 12h às 19h
Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e Memorial Meyer Filho
Praça 15 de Novembro, 180, Centro, Florianópolis
Apoio: Instituto Meyer Filho, Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e Festival Street Art Tour

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *