Pintura de Ivan Jerônimo mostrando uma vasilha de cerâmica com 5 nozes e um quebra-nozes

As nozes e a bananeira no McDonald’s tcheco

Das lembranças inusitadas de viagem, tenho uma meio curiosa. Na verdade, não é minha, mas dos meus pais, que na metade dos anos 1990 viajaram a passeio pela Europa, sem antes me botarem numa autoescola para que eu pudesse fazer o rancho do supermercado para mim e minha irmã no Chevette vermelho que tínhamos na época.

Em Praga, os dois foram a um McDonald’s e guardaram aquele papel que forra a bandeja de plástico. No Brasil, ele traz curiosidades, caça-palavras para as crianças e outras distrações. O de lá veio com o desenho de uma bananeira para promover a torta de banana, e é aí que está a graça.

Acontece que o ilustrador tcheco, em uma época em que internet só existia dentro das universidades, e talvez sem tempo ou condições de buscar referências, representou a bananeira como se fosse uma árvore comum, com um tronco marrom que se bifurcava em três ou quatro galhos, cada um com pequenas folhas verdes. De um dos galhos, posicionado quase na horizontal, pendurou uma penca com meia dúzia de bananas amarelas.

Antes de botar a culpa nos tchecos, fico pensando no que eu faria se uma rede de fast food houvesse me encomendado, por exemplo, o desenho de uma árvore de nozes na era pré-internet. Duvido que a enciclopédia Barsa ou o Almanaque Abril trouxessem uma foto de algo tão específico. Talvez uma caminhada até a biblioteca da UFSC pudesse resolver, mas consigo me imaginar perdido no arquivo de fichas catalográficas sem saber o reino, a ordem, a família e nem o gênero da planta.

Seriam as nozes como as avelãs das animações norte-americanas, que crescem na ponta dos galhos de uma árvore, presas por um cabinho? Ou se firmam junto às raízes, como as batatas e cenouras? Outra hipótese é formarem uma estrutura com outras nozes, assim como o pinhão com a pinha. Menos provável é serem como as castanhas de caju, que vêm coladas no fruto que na verdade não é fruto, se bem me lembro das aulas de biologia do colégio.

E se eu enterrar uma noz? Cresce uma nozeira ou seja lá como se chame a planta? Se a pessoa tiver terreno disponível, o manejo for simples e a produtividade alta, seria até um investimento interessante, considerando que o saco de meio quilo com casca sai por trinta reais no sacolão do bairro.

Um brinde, portanto, às pessoas desbravadoras que desenham frutas estrangeiras e à Wikipedia, que me informa que a noz é um fruto que dá nos galhos da nogueira comum e cuja carapaça vem originalmente envolvida por uma polpa verde e lisa que eu nunca vi na vida.

E, se você também pensou que seria uma boa ideia apostar no plantio, lamento ter de dizer que não só a noz do supermercado provavelmente não germinaria, como sua árvore tem a propriedade de matar a vegetação ao redor.


Sobre o desenho

Natureza morta (de observação) com as poucas nozes sobreviventes das festas de fim de ano.

  • Aplicativo Procreate
  • iPad
  • Apple Pencil
  • 3.500 × 2.480 px

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *