Costumo dar sorte na seção de filmes que estão para sair do Mubi. Desta vez, foi A esposa solitária (Charulata), produção indiana dirigida por Satyajit Ray. É de um país cuja cinematografia eu desconheço e recebeu nota quase nove dos assinantes (as outras produções raramente chegam a oito).
No fundo, trata-se de um folhetim, mas a direção, as sutilezas nas entrelinhas, os atores e a música compensam. Nas primeiras cenas, somos apresentados a uma fabulosa fotografia em preto e branco (a qualidade da restauração estava excelente).
Começa o filme e vemos uma jovem bem vestida, Charulata (Madhavi Mukherjee), bordando um lenço na mansão onde se passa quase toda a história. Ela se levanta e escolhe um livro na estante. Depois, espia pedestres na rua com um binóculo. Parece entediada.
A chegada de um primo do marido, Amal, sujeito com ambições literárias mas desinteressado por trabalho, muda as coisas. O marido, percebendo o interesse da esposa pela literatura, pede ao rapaz que a estimule.
Em partes do filme, Charulata e Amal escrevem com pena de metal e tinta nanquim. Eles são bengaleses, povo que habita Bangladesh e parte da Índia.
Mesmo sem conhecer o idioma, é possível perceber a diferença da caligrafia dos dois personagens. A de Amal é mais ornamentada, com contraste entre traços grossos e finos. Charulata escreve mais devagar, em uma letra uniforme e austera.
O comum no cinema é contratar calígrafos, de preferência com mãos bonitas, que possam “dublar” os atores quando se faz o close no papel. Só que aqui, menos para o personagem Amal, o ator Soumitra Chatterjee foi instruído pelo diretor a praticar a escrita.
Há vários outros motivos para assistir ao filme além dos poucos segundos que duram essas cenas. Mas, para quem tem curiosidade por caligrafia, é interessante ver os movimentos dos caracteres de outra língua, ainda mais de um lugar tão distante.
PS: o filme saiu hoje de cartaz no Mubi, mas o catálogo sempre tem títulos selecionados de vários países e épocas. Se quiser testar o serviço por trinta dias, use este link (e você me ajuda a ganhar uma tote bag).
Deixe um comentário