Livros

Meu livro

Capa do livro “60 dias dentro de casa - Um diário ilustrado do isolamento”, de Ivan Jerônimo. Mostra desenho de rua com prédios

60 dias dentro de casa – Um diário ilustrado do isolamento

Registro em desenhos e textos dos primeiros dois meses da pandemia de Covid-19. Traz cenas e memórias do cotidiano que, de repente, foram promovidas a primeiro plano durante o período de isolamento.


Livros de que participei

Capa do livro “e: persuasões íntimas: e falar entre si: e uma liga de sólido e de frágil: e” com vários carimbos

e: persuasões íntimas: e falar entre si: e uma liga de sólido e de frágil: e

39 artistas exploram a intersecção entre as artes visuais e a literatura através de colagem, caligrafia, aquarela e fotografia, entre outras técnicas. A publicação é resultado do segundo semestre de 2024 do grupo de estudos Impossibilidade de Esgotamento.

Capa do livro “Arquivos da Prisão” com uma foto do casal Eglê Malheiros e Salim Miguel na faixa dos 40 anos. Título e nome dos dois escritores estão sobrepostos à foto

Arquivos de prisão – Eglê Malheiros e Salim Miguel

A partir do atentado à livraria Anita Garibaldi em abril de 1964, o historiador Ricardo Machado recupera documentos e relatos da prisão do casal de escritores Eglê Malheiros e Salim Miguel pela ditadura militar. Desenhei um mapa com os locais citados na obra.

Capa do livro “Hassis, seus amigos e eu”, de Monique Fonseca, com os dizeres em cinza sobre fundo branco, acompanhado de uma área com pinceladas coloridas no canto inferior direito.

Hassis, seus amigos e eu · Monique Fonseca

A autora convidou vinte artistas para escolher e reinterpretar obras do pintor Hassis (1926-2001). Este livro-pasta reproduz as novas criações e as originais. Selecionei um desenho do antigo café Ponto Chic e retratei-o como está hoje.

Capa do livro “O repórter de Ishvara”, de Wilson Pacheco, com uma flor sobre fundo branco. “Ishvara” está escrito com letras que lembram o alfabeto hindu

O repórter de Ishvara · Wilson Pacheco

Neste romance do médico e professor Wilson Pacheco, um repórter entrevista um personagem misterioso, passando por Madri e Segóvia. Ilustrei a passagem em que o jornalista se depara com a estátua – sem tronco nem cabeça – de uma pessoa lendo um livro.

Capa de livro com uma montagem fotográfica de uma mulher a partir do busto, em que a cabeça e os cabelos se transformam em árvores secas, por onde anda uma mulher com uma lanterna. Sobre a montagem o título “Pá de Cal” e o nome do autor, Gustavo Ávila.

Pá de Cal · Gustavo Ávila

Para a primeira edição do livro, escrevi, em caligrafia – com nanquim, pincel e tira-linhas – o título na capa e a sinopse na contracapa. No romance, três histórias se intercalam enquanto uma doença misteriosa avança por um mundo com cada vez menos vínculos emocionais.

Capa do livro “Sándor Lénárd no fim do mundo”, de Fernando Boppré

Sándor Lénárd no fim do mundo · Fernando Boppré

O escritor e historiador florianopolitano contextualiza a obra de Lénárd, do seu nascimento na Hungria até sua morte na pequena cidade catarinense de Dona Emma. Foi para mostrar onde fica o município que desenhei o mapa que está na pág. 32.

Capa do livro “Do tamanho do mundo”, de Leandro Belinaso, com o desenho de uma ponte metamorfoseada em um cão

Do tamanho do mundo · Leandro Belinaso

Fiz cinco desenhos em nanquim para esta história contada do ponto de vista de um menino que enfrenta a mudança para um pequeno apartamento enquanto lida com a ausência do irmão mais velho.

Capa do livro El Cuerpo, de Claudia Massin, mostrando desenho de uma floresta com alces entre os troncos

El Cuerpo · Claudia Masin

Em seus poemas, a autora usa filmes como pontos de partida para comentar sobre a condição feminina, sem excluir a raiva e a violência. Os escritos são intercalados por treze desenhos a nanquim nesta caprichada edição da Portaculturas, de Córdoba (Argentina).

Capa do livro “Seis textos breves para estudantes de teatro”, de Afonso Nilson, com o texto escrito à mão em preto sobre fundo vermelho. O título contém borrões de tinta e no fundo há um padrão de letras

Seis textos breves para estudantes de teatro · Afonso Nilson

Caligrafia para a capa da coletânea de peças do dramaturgo, crítico e curador de teatro Afonso Nilson. Escritos entre 1999 e 2005, os textos visam exercícios de cena, disciplinas de encenação e direção, bem como montagens de fim de ano ou curriculares.