Meu livro
60 dias dentro de casa – Um diário ilustrado do isolamento
Registro em desenhos e textos dos primeiros dois meses da pandemia de Covid-19. Traz cenas e memórias do cotidiano que, de repente, foram promovidas a primeiro plano durante o período de isolamento.
Livros de que participei
e: persuasões íntimas: e falar entre si: e uma liga de sólido e de frágil: e
39 artistas exploram a intersecção entre as artes visuais e a literatura através de colagem, caligrafia, aquarela e fotografia, entre outras técnicas. A publicação é resultado do segundo semestre de 2024 do grupo de estudos Impossibilidade de Esgotamento.
Arquivos de prisão – Eglê Malheiros e Salim Miguel
A partir do atentado à livraria Anita Garibaldi em abril de 1964, o historiador Ricardo Machado recupera documentos e relatos da prisão do casal de escritores Eglê Malheiros e Salim Miguel pela ditadura militar. Desenhei um mapa com os locais citados na obra.
Hassis, seus amigos e eu · Monique Fonseca
A autora convidou vinte artistas para escolher e reinterpretar obras do pintor Hassis (1926-2001). Este livro-pasta reproduz as novas criações e as originais. Selecionei um desenho do antigo café Ponto Chic e retratei-o como está hoje.

O repórter de Ishvara · Wilson Pacheco
Neste romance do médico e professor Wilson Pacheco, um repórter entrevista um personagem misterioso, passando por Madri e Segóvia. Ilustrei a passagem em que o jornalista se depara com a estátua – sem tronco nem cabeça – de uma pessoa lendo um livro.
Pá de Cal · Gustavo Ávila
Para a primeira edição do livro, escrevi, em caligrafia – com nanquim, pincel e tira-linhas – o título na capa e a sinopse na contracapa. No romance, três histórias se intercalam enquanto uma doença misteriosa avança por um mundo com cada vez menos vínculos emocionais.
Sándor Lénárd no fim do mundo · Fernando Boppré
O escritor e historiador florianopolitano contextualiza a obra de Lénárd, do seu nascimento na Hungria até sua morte na pequena cidade catarinense de Dona Emma. Foi para mostrar onde fica o município que desenhei o mapa que está na pág. 32.
Do tamanho do mundo · Leandro Belinaso
Fiz cinco desenhos em nanquim para esta história contada do ponto de vista de um menino que enfrenta a mudança para um pequeno apartamento enquanto lida com a ausência do irmão mais velho.
El Cuerpo · Claudia Masin
Em seus poemas, a autora usa filmes como pontos de partida para comentar sobre a condição feminina, sem excluir a raiva e a violência. Os escritos são intercalados por treze desenhos a nanquim nesta caprichada edição da Portaculturas, de Córdoba (Argentina).

Seis textos breves para estudantes de teatro · Afonso Nilson
Caligrafia para a capa da coletânea de peças do dramaturgo, crítico e curador de teatro Afonso Nilson. Escritos entre 1999 e 2005, os textos visam exercícios de cena, disciplinas de encenação e direção, bem como montagens de fim de ano ou curriculares.