Convite para o lançamento do livro “Seleção Tipográfica”, de Mary Meürer

Lançamento mostra como navegar pela infinidade de fontes

Como você escolhe as fontes tipográficas para seus projetos? Pelo contraste? Por causa do desenho das letras? Ou vê quais estão disponíveis de graça no Google Fonts, como é o caso deste blog que você está lendo?

Mary Meürer, professora e pesquisadora do departamento de Design e Expressão Gráfica da UFSC, desenvolveu uma metodologia em que estabelece critérios objetivos para guiar a seleção tipográfica, tarefa que muitas vezes é feita subjetivamente ou seguindo o que está na moda.

Sua abordagem está detalhada no livro Seleção Tipográfica, escrito a partir de sua tese de doutorado de 2017. O título inaugura a série Pesquisa em Tipografia, da editora Insular, de Florianópolis.

A autora não deixa de incluir os fatores estéticos, mas lembra que há aspectos objetivos que devem ser atendidos: se a fonte fornece os caracteres e sinais necessários ao projeto, se existe uniformidade entre as letras, se o licenciamento cabe no orçamento, entre outros.

O lançamento é nesta quinta-feira, 6/4, em um lugar especial: a sede-casa da editora Noa Noa, onde o editor Cleber Teixeira compunha e imprimia edições artesanais em tipografia. Hoje, o local abriga o Instituto Casa Cleber Teixeira, destinado a manter, divulgar sua obra e torná-la disponível para pesquisa.

Além de comentar sobre o livro, Meürer vai analisar o cenário da tipografia na cidade, assunto que ela conhece bem, não só pela atividade acadêmica, como também por ter sido umas das organizadoras do Santa Tipografia, evento que juntou a comunidade das letras em 2017. O editor Eduardo Cazon e eu também vamos participar da mesa de debates (eu devo puxar algumas memórias do Café com Serifa, encontros de calígrafos, letristas e tipógrafos que organizei entre 2016 e 2018).

Serviço

Lançamento do livro Seleção Tipográfica, de Mary Meürer
6 de março de 2023, quinta-feira, às 18h30
Instituto Casa Cleber Teixeira
Rua Visconde de Taunay, 139, Agronômica, Florianópolis, SC

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *