Foto de livros de design e de grafite organizados no andar de uma estante

Biblioteca de artes da FCC: ótimo acervo, horário restrito

Sol na praia e peixe frito com caipirinha não podem ser a única ambição da pessoa em estado de férias. Por isso, reservei um dia para fazer algo difícil aos moradores de Florianópolis que pegam no batente naquele horário que vai das nove da manhã até o final da tarde: visitar museus.

Enquanto paulistanos e cariocas lotam o MAM ou o Museu de Arte do Rio nos domingos, nós temos de tentar a visita no meio da semana, usando a hora do almoço ou negociando com o chefe para sair mais cedo do serviço. Isso porque, depois da tarde de sábado, parte das instituições culturais florianopolitanas fecha as portas e só volta na segunda-feira.

Foto da placa na entrada da Biblioteca de Arte e Cultura da Fundação Catarinense de Cultura
Biblioteca ocupa o pedaço onde antes funcionou o Café Matisse

As salas de exposição do Centro Integrado de Cultura (CIC) são uma exceção por abrirem sábado e domingo, mas a Biblioteca de Arte e Cultura, que também fica lá, recebe visitantes só nas tardes dos dias de semana. Foi por causa disso que abri mão do mar e do céu azul de uma quinta-feira e fui lá conhecer o espaço.

Quem frequentou o CIC até uns quinze anos atrás vai achar curioso que a biblioteca está instalada onde antes era o Café Matisse. No lugar de bandas, drinques e cervejas, agora reina o silêncio dos livros e o suave ruído do ar condicionado.

Lombadas de livros sobre música
Livros Gal Costa e Bossa Nova e Outras Bossas (dir.) estão esgotados nas editoras

Já que o assunto é música, folheei durante bons minutos o livro Bossa Nova e Outras Bossas – A Arte e o Design das Capas dos LPs, organizado por Caetano Rodrigues e Charles Gavin. Quem se interessa por capas de disco já deve ter visto os títulos do antigo selo Elenco, de Nara Leão, Maysa e outros. O volume traz mais raridades que não ficam atrás no design gráfico.

Livros de artes visuais na estante
Modernidade Impressa é outro título fora de catálogo que eu poderia passar uma tarde folheando

Em uma estante separada, um conjunto daqueles livros imensos da editora alemã Taschen sobre Leonardo da Vinci, arte gótica, etc, saúda os bibliófilos. Evitei pegá-los por medo de derrubar dez quilos de papel e algumas centenas (ou milhares) de reais.

O acervo da biblioteca, que é só para consulta, inclui cinema, música, teatro, dança, patrimônio cultural, arquitetura e fotografia, mas a parte de artes visuais parece ser a mais numerosa. Olhando sem muito compromisso, encontrei obras que já andei caçando. A Modernidade Impressa – Artistas ilustradores da Livraria do Globo – Porto Alegre, de Paula Ramos, é uma delas. Na estante de destaque, vale abrir o Little Big Books: Illustrations for Children’s Picture Books, uma seleção de trabalhos de ilustradores de livros para crianças.

Lombadas de livros sobre editoração e tipografia
Obras sobre tipografia estão na parte de editoração e de design

Designers também encontram livros importantes, ainda que a seleção seja menor. As seções de editoração e design concentram a maioria dos títulos. Estão lá Elementos do Estilo Tipográfico (Robert Bringhurst), Linha do Tempo do Design Gráfico no Brasil (Chico Homem de Mello) e Design para um Mundo Complexo (Rafael Cardoso).

E vai saber o que eu poderia achar com mais tempo. Agora, só nas próximas férias ou feriado emendado. Vontade não falta.


Serviço

Biblioteca de Arte & Cultura
Centro Integrado de Cultura – CIC
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis
(48) 3664 2683
[email protected]
Segunda a sexta, das 13h às 19h

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *