Retrato em pastel seco de Paulo Freire visto em três quartos, de barba branca e óculos

Lugar de Paulo Freire é na escola

No início do ano, o escritor e professor Cristiano Moreira assumiu a direção da Escola Básica Santo Antônio, em Rodeio, cidade de pouco mais de 10 mil habitantes em Santa Catarina. Na véspera, me encomendou um retrato do educador Paulo Freire para pendurar na nova sala.

Fiz o desenho a partir do vídeo de uma palestra. Para mim, é melhor que copiar uma foto – é mais fácil avaliar o volume e os detalhes quando a pessoa se movimenta. E ainda tive o benefício de desenhar escutando Freire falar sobre sua trajetória e pensamento.

Moreira também é um dos idealizadores da Quinta da Gávea, espaço na zona rural de Rodeio que oferece hospedagem, biblioteca e é sede da oficina tipográfica Papel do Mato. Eu e Carol Grilo ficamos um par de dias lá em 2019 e fizemos a oficina com Moreira e Jakson Chiappa. Recomendo a experiência não só pela oportunidade de experimentar com tipos, mas também pela convivência com a rede de amigos que frequenta o lugar.

A moldura é da Achei, que adiantou o prazo para dar tempo de enviar o pacotão pelo correio e ainda colocou uma proteção extra para proteger os vidros.

Muito papelão e plástico bolha para enviar um desenho emoldurado com vidro (endereço parcialmente ocultado)

  • Pastel seco Toison D’Or, da Koh-I-Noor
  • Papel kraft A3 (29,7 x 42 cm)

Comentários

Uma resposta para “Lugar de Paulo Freire é na escola”

  1. […] mês passado, um perfil do Instagram chamado Clareccam compartilhou o retrato do educador Paulo Freire que eu havia feito em pastel seco. A obra foi originalmente encomendada pelo escritor e professor […]