Florianópolis é um labirinto de asfalto que você observa da janela do carro ou é um espaço por onde você anda com confiança? Seu bairro lhe é familiar ou você se sente excluído?
Os participantes da roda de conversa Vitalidade urbana: iniciativas que se apropriam do espaço público através do desenho, da fotografia e da caminhada, no próximo sábado no Centro Cultural Veras, vão discutir a apropriação do espaço urbano através das três iniciativas que eles organizam:
- Urban Sketchers Florianópolis, que promove encontros de desenho de observação em vários lugares da cidade. Apresentada por Carol Grilo e eu.
- Caminhada Jane Jacobs, cujos passeios promovem a mobilidade e a história da cidade. Apresentada por Guga Andrade.
- Atenuacidade, que registra a paisagem urbana e cultural em fotos e textos. Apresentada por Guto Lima.
Quem são
Carol Grilo é arquiteta e urbanista, formada pela UFSC. É professora de bordado contemporâneo e artista têxtil em sua marca FofysFactory. Além de ilustradora, mantém a prática do desenho de observação da cidade coordenando o grupo Urban Sketchers Florianópolis.
Eu, Ivan Jerônimo, sou coordenador de UX Design na Fundação Certi, instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Sou formado em Jornalismo pela UFSC. Hoje, mantenho o desenho de observação como prática regular, tanto em projetos pessoais como nos encontros do Urban Sketchers Florianópolis.
Guga Andrade é arquiteto, professor de urbanismo na Udesc e atualmente é presidente do IAB/SC. Foi um dos fundadores e desde 2013 coordena o coletivo pedestre Caminhada Jane Jacobs Floripa, participando do debate urbano de Florianópolis.
Guto Lima é graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, e pós-graduado (MBA) em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Atua há mais de vinte anos com produção cultural. Desde 2018, tem fotografado as cidades por onde anda, principalmente Florianópolis e seu centro histórico. A partir daí, surgiu o projeto Atenuacidade, que retrata a paisagem urbana e cultural, acompanhado de textos, com o objetivo de resgatar a memória e o patrimônio histórico da cidade.
O Veras
A roda de conversa Vitalidade Urbana é parte da programação do Centro Cultural Veras para o sábado (19/8), que também inclui feira e oficinas.
O programa do Veras é estruturado sobre arte, yoga, educação e sustentabilidade. Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realiza exposições, debates e seminários, residências de artistas e educadores, espetáculos, práticas de asanas, meditação com mantras e kirtans, festivais de bhakti, ateliês e cursos livres, cultivos de sistemas agroflorestais, atividades de educação e segurança alimentar.
Serviço
- Roda de conversa Vitalidade Urbana: iniciativas que se apropriam do espaço público através do desenho, da fotografia e da caminhada.
- Participantes: Carol Grilo e Ivan Jerônimo (Urban Sketchers Florianópolis), Guga Andrade (Caminhada Jane Jacobs) e Guto Lima (Atenuacidade).
- Sábado, 19 de agosto de 2023, às 15h
- Centro Cultural Veras, sala Bhaktivedanta
- Rua Vera Linhares de Andrade, 2064, Córrego Grande, Florianópolis, SC (mapa)
Deixe um comentário