Recomendo duas coisas para ir a uma feira de arte impressa: dinheiro na conta e curiosidade.
Ontem, com mais curiosidade que dinheiro, peguei a excursão bate-e-volta do grupo Rotas do Olhar rumo ao Instituto Juarez Machado, em Joinville (SC). Foi lá que aconteceu a Feira Bicicleta, onde oitenta artistas, coletivos e editoras vendiam suas produções.
São pessoas que encontraram um jeito de imprimir e distribuir publicações, cartazes, adesivos, gravuras e afins, independentes de empresas ou de canais institucionais.
É até difícil dar a devida atenção aos estandes espalhados por quatro ambientes do Instituto – e impossível comprar tudo o que se quer – mas alguns trabalhos me fizeram ficar mais tempo em algumas mesas:
- O acervo de livros de artista da Banquinha do Mel (mais o bate-papo com os mineiros Mel Gibss e Denise Faria).
- As ilustrações com sambistas do Fih de Baiano (Gabriel de Menezes).
- As lineogravuras com temas urbanos da Gráfica Ordinária
- Grazi Fonseca e seus livros com as narrativas ilustradas silenciosas.
- O trabalho em prol dos livros como ferramenta de resistência da Magnolia Cartonera Editora Artesanal.
- Os experimentos com dobras e encadernações de Helder Kawabata na sua Costuradus.
- As cores dos guaches e acrílicos de c0raliz.
Joinville não é longe de Florianópolis, então também foi um dia para encontrar artistas desterrados e ver o que andam fazendo:
- Lena Peixer e suas intervenções em gravuras em metal.
- Nestor Jr. com uma série de padrões em aquarela.
- Os novos livros publicados por Gustavo Reginato, da Caseira Editora (além das ferramentas para xilogravura e encadernação).
- As impressões em cerâmica com o imaginário do século 19 da ilustradora Carol Krügel.
- Jackson Chiappa, com os as edições em tipografia da Papel do Mato (de Rodeio, SC)
- Os vizinhos de estande Milton Cazelatto (xilogravuras) e Bruno Felipe (aquarelas).
- Marceli Mengarda e o humor da Burocrata Carimbos.
O passeio teve ainda duas paradas:
- No Museu de Arte de Joinville – MAJ, com quatro exposições. Uma delas, a coletiva Expressão Gráfica Impressa, traz gravuras da série feita para comemorar os 40 anos das oficinas de arte do Centro Integrado de Cultura – CIC, incluindo dois trabalhos dos meus pais. Em outra sala, Livros Mágicos – Uma Viagem Mística estão livros de artista sob a curadoria de Patrícia Amante, que organizou a excursão. Ainda no mesmo local, Nestor Jr. apresenta a instalação CAS(C)A – Corpo Paisagem.
- Na Associação de Artistas Plásticos de Joinville – Aaplaj, com três exposições, incluindo a instalação-performance Sudarium, de Jean Smekatz
Foi um sábado com a programação cheia e muito bem organizada por Patrícia Amante e Léo Romão, que tocam os passeios da Rotas do Olhar. Quando Carol Grilo, eu e os outros 18 visitantes da excursão chegamos de volta à Florianópolis, já passava das onze da noite.
Deixe um comentário