Muro de vidro do Instituto Juarez Machado com adesivo da edição de 2024 da Feira Bicicleta

Em Joinville, na Feira Bicicleta

Recomendo duas coisas para ir a uma feira de arte impressa: dinheiro na conta e curiosidade.

Ontem, com mais curiosidade que dinheiro, peguei a excursão bate-e-volta do grupo Rotas do Olhar rumo ao Instituto Juarez Machado, em Joinville (SC). Foi lá que aconteceu a Feira Bicicleta, onde oitenta artistas, coletivos e editoras vendiam suas produções.

Visitantes do Rotas do Olhar espalhados pela escadaria do Museu de Arte de Joinville
Turma da excursão Rotas do Olhar na entrada do Museu de Arte de Joinville – MAJ. O fotógrafo não aparece

São pessoas que encontraram um jeito de imprimir e distribuir publicações, cartazes, adesivos, gravuras e afins, independentes de empresas ou de canais institucionais.

É até difícil dar a devida atenção aos estandes espalhados por quatro ambientes do Instituto – e impossível comprar tudo o que se quer – mas alguns trabalhos me fizeram ficar mais tempo em algumas mesas:

Aquisições na Feira Bicicleta, em Joinville. Foto: Carol Grilo

Joinville não é longe de Florianópolis, então também foi um dia para encontrar artistas desterrados e ver o que andam fazendo:

Artistas na exposição “Expressão Gráfica Impressa - Coletiva” em comemoração dos 40 anos das oficinas de arte da FCC - no Museu de Arte de Joinville (MAJ) - Organização: Mestre Bebeto
Artistas na exposição “Expressão Gráfica Impressa – Coletiva” no Museu de Arte de Joinville. Da esquerda pra direita: Virgínia Alves, Gelsyr Ruiz, Antonio C. Silva, Patrícia Amante e Julia Iguti

O passeio teve ainda duas paradas:

  • No Museu de Arte de Joinville – MAJ, com quatro exposições. Uma delas, a coletiva Expressão Gráfica Impressa, traz gravuras da série feita para comemorar os 40 anos das oficinas de arte do Centro Integrado de Cultura – CIC, incluindo dois trabalhos dos meus pais. Em outra sala, Livros Mágicos – Uma Viagem Mística estão livros de artista sob a curadoria de Patrícia Amante, que organizou a excursão. Ainda no mesmo local, Nestor Jr. apresenta a instalação CAS(C)A – Corpo Paisagem.
  • Na Associação de Artistas Plásticos de Joinville – Aaplaj, com três exposições, incluindo a instalação-performance Sudarium, de Jean Smekatz
Participantes da excursão dentro da van
Participantes da excursão Rotas do Olhar no retorno a Florianópolis. O lugar do fotógrafo está vago bem na frente

Foi um sábado com a programação cheia e muito bem organizada por Patrícia Amante e Léo Romão, que tocam os passeios da Rotas do Olhar. Quando Carol Grilo, eu e os outros 18 visitantes da excursão chegamos de volta à Florianópolis, já passava das onze da noite.

Comentários

4 respostas para “Em Joinville, na Feira Bicicleta”

  1. Elaine Maritsa

    Foi realmente um ótimo passeio.

    1. Sim. Matamos a saudade das excursões da Patrícia e deu vontade de irmos nos próximos!

  2. Mary Lou Rebelo

    Sábado legal!

    1. Foi bem legal, ainda mais que foi com uma turma que já conhecíamos (incluindo meus pais).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *