Lá em janeiro, recebi um convite da escritora, ilustradora e arte-educadora Monique Fonseca para participar do projeto Hassis, Seus Amigos e Eu. A proposta foi mergulhar no acervo do artista, escolher uma obra e reinterpretá-la.
Uma só obra? Hassis (Hiedy de Assis Corrêa, 1926-2001) deixou milhares de pinturas, desenhos e esculturas, além de fotografias, cartazes, filmagens e anotações.
Pesquisar o acervo foi a oportunidade de visitar a Fundação Hassis, que administra seu legado. A instituição fica na casa que ele construiu e morou com a família, no bairro Coqueiros. Fui recebido por Monique e Luciana Paulo Corrêa, presidente e diretora da Fundação (e filha de Hassis), que abriram as portas e me mostraram o trabalho de preservação e organização da coleção.
Aceitei o convite para o projeto, mas não deixei de ficar curioso por que eu fui incluído. Monique conta que foi uma sugestão da crítica de arte e pesquisadora Sandra Makowiecky, (obrigado!).
Os vinte participantes são:
- Bruno Barbi
- Cassia Aresta
- Cazão (Sérgio Casalecchi)
- Denilson Antonio
- Denise Becker
- Fabio Dudas
- Fernando Zenshô
- Fran Favero
- Ignore Por Favor
- Ivan Jerônimo
- Juliana Hoffmann
- Kelly Kreis
- Lesse Pierre
- Olavo Kucker
- Patricia Di Loreto
- Ricardo Ramos
- Susana Bianchini
- Tercília Dos Santos
- Tércio Da Gama
- Zá Szpigel
A exposição com as obras – as nossas e as de Hassis – abre na próxima quarta-feira (25/10). O projeto se desdobra ainda em um livro, que vai ser lançado no evento.
A publicação traz imagens e textos relacionados com a produção dos participantes e lança vinte perguntas para a leitora ou leitor responder com sua criatividade. Segundo Monique, autora do projeto, trata-se de um convite para qualquer um se tornar um verdadeiro artista das palavras, das imagens e das emoções.
Vou postar minha arte aqui neste blog só depois que a exposição abrir. Junto com uma crônica, como tem sido de costume. Até lá, recomendo dar um pulo na Fundação Hassis, de preferência na noite de abertura (detalhes abaixo).
Uma dica: é um desenho. E foi feito in loco.
Serviço
Hassis, Seus Amigos e Eu
Exposição e lançamento de livro
Idealização de Monique Fonseca
Abertura: 25 de outubro de 2023, às 19h
Visitação até 20 de janeiro de 2024, de segunda a sexta das 13h30 às 17h30 e sábado das 10h30 às 15h30
Fundação Hassis
Rua Luiz da Costa Freysleben, 87, Itaguaçu, Florianópolis
Deixe um comentário