Exposição Cenas Do Cotidiano Oficina De Gravura Do Cic Edição Expressão Gráfica Impressa 2024 Fundação Catarinense De Cultura “Exibição de temas da vida diária, com interpretações visuais que capturam a simplicidade e a complexidade dos pequenos momentos. convidamos você a imergir nas imagens que transformam o trivial em arte.” - Patricia Amante Abertura: 13 de dezembro Coquetel às 19h com apresentação musical banda Milflores Visitação: 14/12/2024 a 14/01/2025 Espaço Oficinas - CIC Centro Integrado De Cultura, Florianópolis - SC

Como filho orgulhoso que sou, recomendo a exposição ‘Cenas do Cotidiano’

Faz uns vinte anos que meus pais, Julia Iguti e Antônio C. Silva, passam as tardes de quinta-feira às voltas com instrumentos afiados e blocos de madeira. São os materiais da xilogravura, técnica onde desenhos são gravados em uma matriz de madeira, MDF ou linóleo, que depois é entintada e impressa em papel.

É a simplicidade da técnica e suas possibilidades de expressão que tornam a xilogravura popular e atraem artistas de vários matizes, do abstrato ao ilustrador, do meticuloso ao rústico.

Julia Iguti sentada em uma mesa gravando o desenho em uma matriz de madeira, tendo ao fundo Antônio C. Silva em pé. Estão no ateliê de gravura do CIC, onde se veem vários equipamentos
Julia Iguti e Antônio C. Silva na sala da oficina de gravura do Centro Integrado de Cultura (CIC)

Os encontros das quintas são orientados por mestre Bebeto na oficina de gravura do Centro Integrado de Cultura (CIC). Nos últimos meses, o esforço tem sido preparar obras para a exposição “Cenas do Cotidiano”, que abre na próxima sexta-feira, 13/12, às 19h.

São 45 gravuras das alunas e alunos de Bebeto, que também assina a curadoria. Além de meus pais, a lista inclui Virgínia Alves, Elaine Maritsa, Helena Werner, Milton Cazelatto e dezenas de outros.

Vai ser a oportunidade de ver o que minha mãe e meu pai andam produzindo. Comigo, fazem suspense.


Serviço

Cenas do Cotidiano
Exposição de xilogravuras
Abertura: 13 de dezembro de 2024, sexta-feira, às 19h.
Visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 21h, até 14 de fevereiro de 2025.
Espaço OficinasCentro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica – Florianópolis, SC (mapa)
Entrada gratuita

Comentários

4 respostas para “Como filho orgulhoso que sou, recomendo a exposição ‘Cenas do Cotidiano’”

  1. Antonio Carlos da Silva

    Filho coruja, rsrsrs!

    1. Continuem sempre assim 🙂

  2. Francisco Ponciano Vieira

    Gostaria de agradecer ao artista Ivan Jerônimo pela recomendação da exposição “Cenas do Cotidiano”. É inspirador saber que seus pais, Julia Iguti e Antônio C. Silva, dedicam-se há vinte anos à arte da xilogravura. A simplicidade e a expressividade dessa técnica são realmente cativantes. Tive a oportunidade de fazer uma oficina com o mestre Bebeto e foi uma experiência incrível. Estou ansioso para conferir as gravuras dos talentosos alunos de Bebeto, incluindo as obras dos seus pais. A exposição promete ser um evento imperdível. Valeu pela dica!

    1. Oi, Francisco

      Você foi um dos privilegiados em fazer a oficina do Bebeto. Ele é responsável por várias gerações de gravuristas aqui na cidade. Fazias qual técnica?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *