A tipografia, área que estuda a forma visual das letras e é um dos principais fundamentos do design gráfico, tem pela primeira vez um evento exclusivo em Santa Catarina. Profissionais e acadêmicos dessa disciplina que une arte e ciência vão se encontrar no Santa Tipografia – 1º Encontro Tipográfico Catarinense, que ocorre 21 de outubro, sábado, no auditório da Faculdade Energia, no Centro de Florianópolis. A programação inclui palestras, debates e cursos com convidados dos três estados do Sul.

A criação de fontes será tema das palestras dos type designers Jefferson Cortinove (Florianópolis) e Henrique Beier (Porto Alegre). Aleph OzuasCristiano Moreira e Jakson Chiappa, de Santa Catarina, conversam na mesa-redonda sobre a impressão tipográfica contemporânea. O lettering e a caligrafia estão representados pelo projeto Pintores de Letras, que resgata o ofício tradicional dos letristas do sul de SC, e pelo coletivo Criatipos, de Curitiba, que além de palestra, ministra workshop no dia anterior

Crescimento

O encontro é organizado por um grupo de professores e profissionais que analisaram que o Estado, com mais de uma dúzia de faculdades de design, já tem público para um evento dedicado inteiramente ao assunto. “A tipografia está crescendo exponencialmente no Brasil, e Santa Catarina tem potencial para fazer parte do cenário nacional” explica Mary Meürer, professora do curso de design da UFSC. De fato, a Bienal de Tipos Latinos, que abrange todos os países da América Latina, teve o dobro de trabalhos brasileiros inscritos em 2016 comparado com a edição anterior. Tanto a participação nacional como o total de inscritos de todos os países têm registrado aumento a cada edição. 

Prova da impressão tipográfica na Imprensa Universitária da UFSC

O cuidado com o projeto se estende também ao material impresso, que já nasce como item colecionável. Para a identidade visual, a designer e professora da Faculdade Energia, Juliana Shiraiwa, uniu a impressão tipográfica tradicional – hoje redescoberta como meio de expressão – ao offset e à impressão digital. Ela e o impressor Mauro Coelho, da Imprensa Universitária, montaram um padrão com as matrizes tipográficas. Depois, esse padrão foi sobreposto às peças, que já haviam recebido a impressão em offset e digital. "Ao buscar uma linguagem para o evento, aproveitamos as diferentes tecnologias que a imprensa universitária disponibiliza, dando ênfase à impressão tipográfica", observa Shiraiwa. "Todo o conjunto foi pensado para que ela fosse o destaque", complementa. 

O Santa Tipografia é organizado pela AllvusFaculdade EnergiaUFSC e Univali, além de empresas apoiadoras como a HSP. Os ingressos, que já estão no segundo lote, dão entrada a todas as atividades, exceto o worskhop do Criatipos, na sexta-feira, que tem inscrição à parte. 

Serviço

Santa Tipografia – 1º Encontro Tipográfico Catarinense
21 de outubro de 2017, sábado, das 8h30 às 18h30
Faculdade Energia - Rua Santos Dumont, 36, Centro - Florianópolis, SC (mapa)
Informações e inscrições: santatipografia.com.br
Programação:
• Palestras:
Jefferson Cortinove (Sea Types, Florianópolis)
Henrique Beier (HarborType, Porto Alegre)
Nicole Castro e Rafael Hoffman (Pintores de Letras, Criciúma)
Cristina Pagnoncelli, Cyla Costa, Eduilson Coan e Jackson Alves (Criatipos, Curitiba)
• Mesa redonda Impressão Tipográfica Contemporânea com Aleph Ozuas (Corrupiola, Florianópolis), Jakson Chiappa e Cristiano Moreira (Oficina Papel do Mato, Rodeio)
• Workshop Criatipos: 20/10, das 10h às 18h em local separado: Univali - Rodovia SC 401, nº 5.025, 2º andar - Business Decor, Saco Grande
Organização: Allvus, Faculdade Energia, UFSC e Univali
Contato: contato@santatipografia.com.br